quarta-feira, 29 de abril de 2009

Equitação (TREC)


TREC

TREC significa Técnicas de Randonnée Equestre de Competição.
O TREC nasceu em 1985 em Allan –
França. Nessa altura ainda não se sabia o nome a dar-lhe. O seu baptismo aconteceu 10 anos mais tarde. No entanto, as regras fundamentais que hoje permitem a sua prática, já se encontravam bem definidas.Um pouco mais tarde, em 1990, a Federação Francesa de Equitação emite o primeiro Manual de TREC, onde aparece compilado um conjunto de conselhos e orientações para as equipas e responsáveis de terreno, bem como a menção às directivas base que fazem do TREC a primeira manifestação de equitação “savoir-faire”. Este regulamento é então adoptado pela Federação Internacional de Turismo Equestre e aplicado em todas as provas internacionais.
Em Setembro de 2003, um conjunto de 11 cavaleiros portugueses frequenta em Chalain – França um curso de ATE, a convite da Federação Equestre Portuguesa e da Federação Francesa de Equitação, onde adquirem as competências necessárias para a introdução desta “nova modalidade” em terras lusas.
O TREC define-se como uma competição de “savoir-faire”.
“Savoir-faire” do cavaleiro e resistência do cavalo num Percurso de Orientação e Regularidade – P.O.R., no qual os pontos chave são seguir o itinerário marcado numa carta, respeitando as velocidades impostas, nas várias condições topográficas que se venham a apresentar.
“Savoir-faire” do cavalo em termos de Ensino, apreciado numa prova denominada Medição de Andamentos, onde se julga ao cronómetro, o galope mais lento e concentrado e o passo mais amplo e rápido possíveis.
“Savoir-faire” do conjunto no Percurso em Terreno Variado – P.T.V., que, ao longo de 2 a 5 km, terão de ultrapassar 12, 16 ou 18 dificuldades, inspiradas nas peripécias das randonnées (excursões a cavalo).
Objectivos do TREC: Fazer progredir cavaleiros e cavalos no seu ensino e permitir aos praticantes uma autonomia que lhes permita viajar a cavalo com toda a segurança.Desenvolver o ensino do cavalo de lazer nas qualidades necessárias ao trabalho de exterior e mediatizar uma actividade discreta por essência – a randonnée equestre e a viagem a
cavalo.
O TREC alia, assim, as emoções da competição às sensações únicas da equitação de “Plena Natureza”.

Sem comentários:

Enviar um comentário